sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Moreninha

Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Editora: Saraiva


Resumo do Livro
“A Moreninha” conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina. Ele era amigo de Filipe, no qual este último chamou os amigos para passar o feriado na casa de sua avó. Pelo fato de Augusto ter a característica de ser inconsistente no amor e ser namorador, Filipe decidiu apostar: caso Augusto se apaixonasse por uma das meninas, ele deveria escrever um romance contando a experiência, do contrário, Filipe quem deveria fazê-lo.

Durante um jantar, um dos amigos convidados, o Fabrício, revelou a personalidade do rapaz namorador, fazendo com que Augusto fosse desprezado pelas moças, menos por D. Carolina (A Moreninha).

Augusto decidiu contar à anfitriã da residência, D. Ana, que sua inconstância tem a ver com uma desilusão amorosa no passado, por ter presenteado uma garota na infância com um objeto dado por um senhor, objeto esse que se tratava de uma esmeralda verde. Desde então nunca mais a viu.

Augusto volta do fim de semana e se vê com saudades de Carolina, decidindo assim revê-la. O pai dele, ao considerar que isto estaria atrapalhando seus estudos, decide proibi-lo de ver a moça. Após um período sem se verem, ele finalmente se declara para ela. Este ato a fez mostrar o objeto dado por ele na infância, a esmeralda verde, revelando Carolina ser a garota que ele amou na infância.



Recomendação
O livro pode ser indicado porque trata-se da característica do romance no século XIX e pode dar uma ideia mais ampla dos costumes da época. Além disso, melhora o entendimento acerca do que pensam as pessoas que são inconstantes no amor. É importante frisar que as palavras do livro original são escritas com a ortografia da língua portuguesa usada naqueles tempos.

O personagem mais marcante foi o protagonista, Augusto. Ele tem a característica interessante de ser romântico, mesmo sendo volúvel nos relacionamentos, ou seja, se apaixona fácil, mas dura pouco.






Aluno: Matheus Romão Dantas da Câmara

3 comentários: