TIPOS DE CLIENTE: QUAIS SÃO E COMO PROCEDER COM CADA UM
IMPACIENTE: Perguntador cíclico, insistente e compulsivo, chegando a insultar quando contrariado. fazendo piadinhas de mau gosto. Esse cliente deve ser tratado com brevidade, mas com cortesia. Esse tipo de cliente exige sinceridade, segurança nas respostas e autocontrole.
BARGANHADOR: Procura insistentemente por vantagens no qual ele obtenha benefício próprio. O correto é agir com tato, analisando minuciosamente sua fala para que se possa argumentar com convicção.
INDECISO: Apresenta ar de apreensão permanente, sempre quer conversar mais, perguntar sobre coisas que já perguntou. Às vezes tem raciocínio lento. Agir com moderação, calma e paciência é a atitude correta.
BEM HUMORADO: Pessoa agradável de conversa envolvente, mas que desvia do assunto constantemente, dificultando o diálogo. O atendente deve ter habilidade e buscar retomar o rumo da conversa sempre. Não perder as rédeas da situação.
INTELIGENTE: Sabe tudo sobre tudo e não gosta de argumentos fracos. Usar bom-senso e lógica, jamais omitindo informações. É importante estar bem informado, tendo bastante segurança em tudo que diz.
PRESUNÇOSO: Sempre fala "eu sei" depois de qualquer afirmativa. Pouco argumenta e quase nunca ouve os seus interlocutores. O atendente deve ter muita habilidade, dar valor ao cliente sem, contudo, bajulá-lo.
DETALHISTA: Pessoa que quer saber detalhes, não entende como funciona e demonstra dificuldade em associar ideias. Falar pausadamente, várias vezes, com clareza, não se prendendo a detalhes desnecessários.
AGRESSIVO: Gosta de discutir por qualquer coisa, seja muito ou pouco importante. Critica abertamente, tudo é motivo para brigar. O correto é não interromper a fala do cliente, deixando-o liberar sua raiva, Nunca diga-lhe que está nervoso, pois isso o deixará mais furioso. Use frases que ajudam a acalmar. Por exemplo: "Imagino como o senhor deve estar se sentindo", "o senhor tem razão" ou "farei de tudo para resolver seu problema"
Alunos: Matheus Câmara
Filipe Oliveira
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