sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tipos de clientes e como lhe dar

Neste poste vamos tratar dos vários tipos de clientes que um recepcionista, ou qualquer um colaborador de empresas estão sujeitos a lhe dar.


  • Cliente impaciente - É um cliente de característica insistente, compulsivo chegando ate mesmo insultar o profissional que esta lhe atendendo caso seja contrariado.

Com tratar: Tratar sempre o mais breve possível com muita cortesia, e sempre com segurança, ter um autocontrole e sempre obter uma sinceridade com o cliente.

  • Silencioso: Demonstra não ter conhecimento, aparenta ter um ar de cansado, e mostra-se muito pensativo.
Como tratar Fazer perguntas claras de formas diretas, e fazer com que esse tipo de cliente dialogue, é a melhor opção.
  •  Barganhador - é uma espécie de cliente em que sempre procura ganhar vantagens, por exemplo ao comprar um produto sempre procura um desconto.
Como tratar: Sempre deve-se analisar a sua fala para poder ter um melhor argumento.
  •  Indeciso - Apresenta ser apreensivo, sempre quer conversar mais que o necessário, e é um tipo de cliente que tem um tipo de raciocínio mais lento.
Como tratar: Melhor forma de trata-lo é agora com calma, paciência, respondendo sempre e com sinceridade as perguntas que ele fara.
  •  Bem humorado - É um tipo de cliente que aparenta ser agradável de conversa envolvente, e que constantemente muda de assunto.
Como tratar: Ser objetivo, de forma clara é breve.

  • Inteligente - é um cliente de personalidade mais forte, sabe do produto e detesta argumentos chulos.
Como tratar: usar o bom senso e a logica e em hipótese alguma esconder as informações do produto, e mantê-lo sempre bem informado.

  • Presunçoso - Esse tipo de cliente demostra em saber pensar do produto, mas aceita qualquer tipo de argumento.
Como tratar: Procurar sempre ouvi-lo, argumentar, ser paciente.

  • Detalhista - pessoa que quer saber minuciosamente os detalhes do produto não entende como funciona e sempre coloca dificuldades.
Como tratar: Ter uma linguagem pausada, e nunca se pegar a detalhe desnecessários.

  • Agressivo -  gosta de discutir com qualquer pessoa, é explosivo e é muito critico, qualquer motivo leva-o a brigas.

Como tratar: Nunca interromper caso esteja falando deixa-lo se expressar, e nunca dizer que tal, esta nervoso, e por fim sempre usar frases que posso acalma-lo.
  •                                                   Guibson
  •                                                   Magdiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário