sexta-feira, 10 de julho de 2015
Tipos de clientes e como lidar
No ambiente de trabalho, nos devemos lidar com muitos tipos de clientes, dentre eles temos: Impacientes, silenciosos, barganhadores, indecisos, bem humorados, inteligentes, presunçosos, detalhistas e agressivos. Em todas as situações, deveremos saber como agir para não piorarmos a situação ou colocarmos tudo a perder.
Clientes impacientes costumam ser insistentes, compulsivo e piadistas, portanto, deveremos trata-los com brevidade mas sem perder a objetividade;
Clientes silenciosos demonstram serem leigos nos mais diversos assuntos e demonstram impaciência quando tratam de negócios, então deveremos induzi-los ao diálogo fazendo com que participe da negociação;
Clientes barganhadores procuram sempre tirar vantagem da situação, levando tudo ao seu favor, nesse caso deveremos ser lógicos, objetivos e acima de tudo convictos;
Clientes indecisos apresenta dúvida em relação a qualquer decisão e acaba dificultando a negociação, fazendo-a muito demorada e cansativa, deveremos portanto, agir com calma e objetividade, tendo paciência e sinceridade nas argumentações;
Clientes bem humorado pessoas que estão o tempo todo desviando o foco da negociação para tratar de situações pessoais cômicas, para evitar prolongações deveremos ter frieza em tratar de determinados assuntos, e tentar não fugir o foco da conversa, não destratando aquele cliente;
Clientes inteligentes costumam demonstrar saber de quase todos os assuntos e procuram tentar enfraquecer seu argumento com base no dele, deveremos neste caso, usar o bom senso e a lógica e tentar ser o mais completo possível naquilo que se trata, não deixando-o tomar o controle da situação;
Clientes presunçosos são bastante parecidos com os "clientes inteligentes", costumam sempre que termina uma afirmação, responder com "eu sei", "já estava sabendo", "tô por dentro", "to ligado", entre outras conclusões cortantes, para evitar transtorno em ambas as partes, deveremos saber valorizá-lo sem bajular para que este não se ache dono da situação;
Clientes detalhistas são leigos nos assuntos e demonstram se prender a pequenos detalhes, com isso, deveremos agir de maneira breve, tentando mostrar objetividade e;
Clientes agressivos costumam arrumar qualquer detalhe para fazer uma tempestade num copo d'água, não devemos o interromper e deixemos que este desabafe para não piorarmos a situação.
CAIO RENAN E THASSO EUZÉBIO
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